Picking e Packing no Setor Logístico: a estratégia por trás da satisfação dos clientes
Um dos problemas no processo logístico com maior recorrência e com potencial em causar insatisfação em clientes é o recebimento de um pedido diferente do original, principalmente se houver algum defeito ou mau funcionamento. Isso pode causar transtornos irreparáveis na relação com o seu cliente, mesmo que todo o restante tenha sido feito com máxima atenção e cuidado. Todavia, esse tipo de problema pode facilmente ser evitado se aplicado boas estratégias de Picking e Packing.
O que é Picking e Packing?
Em tradução livre, picking e packing significa “separar e embalar”. Entretanto, sua função não se limita em apenas a estas atividades, mas sim em estratégias que buscam melhorar, agilizar e, principalmente, trazer segurança para estes processos.
Assim, é fundamental que os processos do picking e packing na logística estejam coordenados para que nenhuma etapa atrase a outra, gerando gargalos. Isso porque, atrasos podem acarretar em uma possível má experiência do cliente com a entrega final.
Como manter os processos de Picking e Packing coordenados?
Para poder manter os processos logísticos de picking e packing em perfeito funcionamento e evitar possíveis problemas, há de se entender como esses processos funcionam.
O Picking é composto pelas etapas do processo da execução do ciclo de um pedido, desde a solicitação até o recebimento dele no depósito. E há diferentes maneiras de executar essas tarefas, que são:
- Picking discreto: quando a execução da operação é feita integralmente por um único colaborador, um pedido separado e preparado por vez;
- Picking por zona: quando o processo é dividido por zonas e cada colaborador atende um único SKU (Unidade de Manutenção de Estoque)
- Picking por lote: quando um lote é construído por vários SKUs e cada colaborador atende um lote com vários SKUs diferentes
- Picking por onda: quando cada colaborador atende um único SKU por turno, para evitar acúmulo de produtos na expedição,
Já o Packing é o processo póstumo ao Picking, de embalagem e que, por mais que possa parecer uma atividade básica, envolve um grau de detalhamento para o cumprimento das tarefas que, assim como o Picking, exige grandes cuidados, principalmente na acomodação para transporte do produto.
Com os devidos cuidados tomados, o packing pode oferecer diferentes propósitos de uso, como o fracionamento uniforme de pedidos, facilitando seu manuseio; a melhora na organização para aumento da segurança do pedido; e, principalmente, a conservação dele.
Desta maneira, não há outra forma de garantir a satisfação de seu cliente com a entrega final do seu produto. Conte com uma empresa reconhecida no mercado pela eficiência e know how nos setores logísticos, como a JWServlog.